Caboquinhos Encantados

Neste terceiro episódio do Conto Ribeirinho vamos apresentar três narrativas sobre os caboquinhos encantados. Esses caboquinhos, como são chamados pelos interioranos que compartilharam as narrativas com o IFNOPAP, são crianças que somente outras crianças conseguem ver, elas carregam este e outros mistérios.  

Duas das histórias contidas neste ep são narradas por uma senhora apelidada de Tia Velha, moradora do município de Acará. Ela mesma teve contato com um caboquinho encantado quando era criança. Outra história é contada pelo seu Antônio Martins, do município de Bragança. Nesta, a irmã dele vivenciou quando era pequena.

As narrativas contidas neste episódio datam de 1993 e compõem o acervo do projeto de extensão da UFPA, o IFNOPAP – Imaginário nas Formas Narrativas Orais da Amazônia Paraense e por isso possuem caráter histórico. A Na Cuia, equipe produtora desse podcast,  construiu este episódio dentro de casa, especialmente pra ti que é ouvinte deste podcast amazônico ou que está aqui pela primeira vez. O Conto Ribeirinho, mesmo durante a pandemia da Covid-19, busca levar encantamento, entretenimento e cultura para o ouvinte por meio do resgate das narrativas orais amazônicas que são contadas há anos por nossos avós, mães e tios e que podem chegar a muitos outros ouvidos por meio da internet. Agora, dá play e vem conhecer mais histórias da nossa terra. 

Músicas usadas no episódio:
“Summer shower” – Quincas Moreira
Tropical da Mata – Cobra Venenosa

Ficha Técnica:
Esse podcast é uma produção da Na Cuia Produtora Cultural em parceria com o projeto IFNOPAP –
Coordenação geral: Matheus Botelho Braga
Pesquisa, Roteiro e Locução: Daisy Feio e Denise Salomão
Edição e finalização: Denise Salomão
Identidade Visual: Caroline Nogueira
Divulgação: Daisy Feio, Lilly Moraes e Tainá Barral

Deixe uma resposta